Casa da Avó ubicada en Torre de Moncorvo (Portugal)

A Casa da Avó é um magnífico edifício do século XVIII situada no núcleo Renascentista da Vila de Torre de Moncorvo, junto à Igreja Matriz, pertença da família de Manuel António de Seixas, desde 1877, altura em que foi adquirido pelo seu irmão Luís António de Seixas, a Carlos Chaves de Oliveira residente no Brasil.

 Moncorvense e insigne benemérito, Manuel António de Seixas em 1895 deixa em testamento um legado ao Hospital de Moncorvo, estabelecimentos de Caridade e à Câmara Municipal de Torre de Moncorvo para Criação de uma Escola de Instrução Primária ou Secundária.

Para além dos legados, deixa a sua sobrinha, D. Cândida Rego, a casa (Casa da Avó) que possuía na rua que hoje tem o seu nome.

Nos anos noventa (1981) a casa foi adaptada para Turismo de Habitação pelos descendentes de D. Cândida Augusta Rego Ribeiro.

O edifício ostenta uma bela fachada com pilastras de capitéis coríntios nos cunhais, sendo dois pisos revestidos a azulejos relevados com motivos florais brancos e amarelos e uma cercadura com cachos e parras de uvas. Destaca-se ainda as portas e janelas com molduras superiores decoradas com motivos em concha e o varandim central, onde se encontra a inscrição “ SEIXAS 1880, correspondendo ao antigo proprietário e provável data de obras realizadas no edifício.

No interior possui quatro compartimentos com tectos de estuque decorados com motivos vegetalistas e com figuras de Índios.

Em 2008, foi adquirida e remodelada, retornando as funções de Turismo de Habitação.
A casa dispõe de 6 quartos com casa de banho completa, telefone, TV e Ar Condicionado, Wireless, salas de estar, sala de refeições e um magnifico Pátio Interior. A casa da Avó, é sem duvida um local privilegiado para uma estadia recatada e de grande conforto.

Galería