Terraduero

Municipio

Vinhais é freguesia e sede de concelho, pertence ao distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É freguesia e sede de concelho de uma área de 694,68 Km2 e 9066 habitantes (2011), subdividido em 26 freguesias. A freguesia de Vinhais estende-se por uma área de 33,76km2 distribuída pelas povoações de Vinhais, Rio de Fornos, Moás, Armoniz e Ermida, com 2 382 habitantes (2001).

Vinhais tem atividades ligadas à agricultura, natureza, gastronomia, pequena e média indústria. Destacam-se produtos como a castanha e o porco Bísaro, raça autóctone responsável por uma das maiores feiras gastronómicas do país, a Feira do Fumeiro de Vinhais, que acontece todos os anos, em fevereiro. É visitada por milhares de pessoas. Por este motivo, Vinhais é apelidada de “Capital do Fumeiro”.
Vinhais tem-se destacado ainda no turismo e ecoturismo onde criou diversos equipamentos e estruturas que disponibilizam várias atividades onde o homem e a natureza vivem em perfeita harmonia. O concelho é limitado a norte e oeste pela Espanha, a este pelo concelho de Bragança, a sul pelos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela e a oeste pelos concelhos de Valpaços e Chaves.

Galería