Casa da RodaA Casa da Roda é um Núcleo Museológico ao serviço de toda a comunidade, aberto ao público, e que se ocupa da investigação dos testemunhos culturais da comunidade local, adquire-os, conserva-os e dá-os a conhecer através da sua exposição para fins de estudo, de educação e lazer.

A prática de exposição/rejeição de recém-nascidos perde-se no tempo, sempre aliada ao fenómeno do infanticídio, e as suas causas diversificadas foram-se modificando, se bem que alguns motivos passam a assumir mais incidência consoante os contextos espácio-temporais. Concomitantemente, autoridades religiosas e civis da Europa medieval tentaram encontrar formas de responder a esse problema social.

O problema dos expostos e a criação de casas específicas para o seu cuidado é anterior à circular de 1783. Contudo, é esta “circular de 24 de Março no reinado de D. Maria I”, que marca a implementação das casas da Roda por todo o país.

É em 1783 que se iniciam as diligências em relação aos expostos do concelho de Torre de Moncorvo, embora já em 11 de Dezembro de 1781 existissem preocupações camarárias com estas crianças.

 Os Fundos que se encontram expostos na casa da Roda são constituídos por 138 objetos doados por várias famílias do concelho de Torre de Moncorvo, dos quais se destacam um armário “cantareira”, escano, panelas em ferro, malgas e cântaros em barro, as tenilhas, as candeias de azeite, a cama em ferro os cobertores de burel e os baús com as roupinhas de criança.

GalerĂ­a