O Museu do Contrabando localiza-se na aldeia da Moimenta – Vinhais, junto à raia, no extremo sudeste de um pequeno planalto, nas faldas da serra da Coroa, distando da sede de concelho 23km.
Esta aldeia destaca-se pela sua dimensão e características das construções graníticas com cunho que varia entre a arquitetura vernacular e a erudita.
Conserva a memória das civilizações anteriores em inúmeros vestígios que a sua ocupação nos legou - um castro fortificado alcandorado no esporão da confluência da ribeira de Anta, no Tuela, designado por Cigadonha ou Cigarrosa; uma calçada de origem medieval, que liga a ponte das Vinhas à povoação; alguns empreendimentos comuns como a eira, os moinhos, os lagares, as fontes, os fornos e a forja.
Possui um riquíssimo património de carácter religioso do qual destacamos a Igreja Matriz, com datação provável do século XIV, sendo a sua reconstrução datada da Época Moderna (século XVII – XVIII) e a Casa das Almas ou Tulha das Almas.
Destaca-se ainda o solar dos Ataídes, palacete que foi pertença de João Gonçalves Athaíde de Figueiredo, Conde de Atouguia, senhor das Terras de Vinhais, Paçó, Vilar Sêco de Lomba e de Monforte de Rio Livre.
O Museu do Contrabando está sedeado num antigo edifício de arquitetura vernacular. Integra uma coleção de carácter material, constituída por peças do quotidiano que eram transacionadas de forma ilícita entre os dois países vizinhos, e uma coleção de carácter imaterial, correspondente ao levantamento e registo dos testemunhos e vivências da população que participou ativamente nesta atividade de contrabando.
O Museu tem como missão estudar, documentar, conservar e divulgar o património material e imaterial da União das Juntas de Freguesia de Moimenta e Montouto.
Endereço: Moimenta
Visitas por marcação: 273 770 309 (Posto de Turismo)