O Centro de Memória é uma instituição invulgar no panorama cultural dos municípios portugueses. É um lugar que pretende ser o último repositório da história e da memória do que é e do que foi a vila e concelho de Torre de Moncorvo. Aqui se recolhem, preservam, estudam e divulgam os documentos, os artefactos, as ideias e os ideais, as tradições; em suma, a cultura e a natureza dos moncorvenses. Sendo um museu, é também uma biblioteca e um arquivo dos espólios e das memórias das figuras notáveis, mas, também, da gente comum, que neste concelho nasceu, viveu ou, de alguma forma, contribuiu para o que hoje Torre de Moncorvo é.
Como se disse, o propósito primordial é o estudo, valorização e divulgação de Torre de Moncorvo e dos moncorvenses. Porém, dadas as atividades de muitos destes últimos, o âmbito desta instituição tornou-se mais abrangente. Aqui podem percorrer a memória de outras comunidades nacionais e internacionais. É de mencionar, como exemplo, Moçambique, Angola, Japão, Brasil, Espanha (particularmente a Galiza), mas também inúmeras localidades do nosso país.
A informação recolhida neste local tem sido disponibilizada sobre diversas formas: catálogos, publicações, exposições, mostras fotográficas, palestras, oficinas e resultados de pesquisa.
O Centro de Memória está aberto a todos que o pretendem visitar e que o queiram enriquecer: moncorvenses, portugueses e estrangeiros.